domingo, julho 08, 2012

Uma reflexão
Carlos Wagner
Buscando uma reflexão sobre "religião" e também sobre "espiritualidade", com aspas provocantes...
É possivel perceber que muitas religiões poderiam mesmo ser chamadas de materialistas e pouco espirituais, tendo em vista o foco na matéria, seja pelo medo, seja pela vontade de ter sucesso na vida material, de não ter doenças, e de não ser próspero.
Tudo bem, pois cada um tem a sua fé. Já diz um aforismo dos Rosacruzes que "onde estiver o teu coração, ali estará o teu tesouro". E onde está o coração de cada um?
A que me dedico cotidianamente?
A palavra religião nos remete diretamente à expressão "religação". Sendo assim, por esta via, religião é imprescindível na vida de todos os seres. Todos, desligados da origem "Espiritual", com o "E" maiúsculo, se dedicam à essa religação. Gandhi dizia aos cristãos que o interpelavam: - Aceito o teu Cristo, mas não o o teu cristianismo.
Pois aí está o grande perigo. Não há culpa nas "religiões" quando elas se tornam sectárias e totalitárias, mas sim nos religiosos. O religioso pode muito bem ser um ser egoísta e materialista, independente de sua fé numa religião. Eles podem usar a religião em interesses próprios, e quase sempre inconfessáveis! Talvez até defendam um nucleo de poder instituído onde somente a sua ideia de "deus" e de "messias" sejam a única religiosidade a existir. Muitos adoram a Bíblia, o Alcorão, ou outros livros sagrados, outros vivem repetindo Paulo, Buda ou Krishna. Vivem mesmo pendurados em dogmas e pouco se conhecem. Quando se juntam e criam "religiões", criam grupos de religiosos, vivificam um "espírito grupal" e caminham sem se perguntarem se assim são realmente transformados. Mas o grupo lhes dá uma ilusão de proteção. E a verdadeira "espiritualidade" passa longe do Espírito.
Desta forma, devemos estar atentos com relação a tudo que fazem os "religiosos", homens e mulheres comuns e carentes do Amor Maior que a ninguém exclui, "sem ascepção de pessoas", sejam devotas, pecadoras, descrentes, tementes ou temerosas.

Onde está o teu coração? A que tesouro buscas?



Carlos Wagner

3 comentários:

Anônimo disse...

Bonita reflexão Carlos Wagner, vemos pessoas que batem no peito dizendo sou cristã, e no entanto, só reconhecem o irmão se ele congrega na mesma religião que a sua, esquece que o Ensinamento maior do Mestre foi: Amai-vos uns aos outros.
Sheila

Coutinho Sagrada e campos disse...

Sheila,
obrigado pela participação. Apareça sempre, viu?
Pois é, essa questão de pertencer a uma religião nem sempre é encarada com humildade. Pertencer a um religião é legítmo. E pode sim nos fazer muito bem. Faz parte da natureza humana ligar-se ao "Sagrado", seja de que form for, no seu ponto de vista. O que não podemos é entender que a verdade se encerra dentro de uma instituição. Esse erro foi cometido no passado pela Igreja oficial do cristianismo, perseguindo e matando. Os tempos são outros, mas ainda existe gente que não enxerga que a religiosidade é uma predisposição pessoal e particular.
É por isso que temos que ter muito cuidado com a nossa tendência, todos nós, em discrimar aqueles que não pensam como a gente.
abraço.
Carlos Wagner

Valéria Campos disse...

Gosto muito de seus textos, Carls Bagueder. Ótima reflexão.
Valéria Campos

Todos novos em Capetinga

Todos novos em Capetinga
Olha aí o pessoal lá de antes...

O lobo da estepe - Hermann Hesse

  • O lobo da estepe define minha personalidade de buscador

ShareThis