segunda-feira, julho 16, 2012

Rabindranath Tagore

46 - do "Gitanja `Li"
coleção Rubáyát

Não sei de que distantes tempos está
sempre vindo, cada vez mais perto,
ao meu encontro.
O teu sol e as tuas estrelas nunca
poderão esconder-se de mim para sempre.

Por várias manhãs e várias tardes os
teus passos foram ouvidos e o teu
mensageiro entrou no meu coração
e chamou-me em segredo.

Não sei porque está tão agitada hoje
a minha vida, e porque me está
atravessando o coração um sentimento
de trêmula alegria.

É como se estivesse chegado a hora
de dar por findo o meu trabalho;
e sinto no ar um aroma da tua presença.
________________________________________________


09 - do "Gitanja `Li"
coleção Rubáyát

Ó insensato, que tentas carregar-te a ti mesmo sobre teus próprios ombros! Ó mendigo, que vens mendigar à tua própria porta!
Deixa teus fardos todos nas mãos de quem tudo pode sustentar, e não olhes nunca para trás com pesar.
Teu desejo apaga a luz da lâmpada, mal seu sopro a alcança. Ele é ímpio - não receba das suas mãos sórdidas os teus dons. Aceita apenas o que é oferecido pelo amor sagrado.

Rabindranath Tagore, um grande do Espírito, deixou-nos poemas e poesias que nos tocam em nossa mais profunda busca pelo ser de Deus que está em nós.

_______________________________________________________


Disse um escritor em um prefácil: A poesia tagoreana conduz a uma visão de santidade, de serenidade, na contemplação geral - visão que as gerações atuais mal podem compreender, (...) No entanto, talvez toda essa trepidação seja momentânea e superficial. Não será impossível o renascimento de Tagore, quando esta onda turbulenta e caótica se acalmar, quando os jovens acreditarem na supremacia do Espírito sobre todas as coisas e a sabedoria não for ignorada no Ocidente tão técnico. (...) Tagore guarda em suas palavras e em sua figura uma expressão de eternidade que o torna um fantasma esplêndido.

Nenhum comentário:

Todos novos em Capetinga

Todos novos em Capetinga
Olha aí o pessoal lá de antes...

O lobo da estepe - Hermann Hesse

  • O lobo da estepe define minha personalidade de buscador

ShareThis